A partir dos 6 anos, os alunos experimentam o processo de alfabetização, em que a leitura e a escrita passam a ter papel preponderante na aprendizagem. Nos Anos Iniciais, os alunos e alunas têm acesso aos conhecimentos básicos das distintas áreas e começam a construir sua independência para os estudos, as relações interpessoais e a expressarem com mais convicção seus desejos e aspirações.
Nos Anos Finais, os alunos têm contato com professores especialistas nas disciplinas, em sua maioria mestres e doutores, que estimulam a aprendizagem com uso de metodologias ativas. No Ensino Fundamental, os estudantes desenvolvem competências e habilidades, fazendo uso dos pilares da educação propostos pela Jacques Delors, para a Unesco: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
No Ensino Fundamental são construídos pilares essenciais à vida escolar e acadêmica: saber ler e interpretar um texto, saber se comunicar oralmente, por gestos e pela escrita, saber trabalhar em equipe, saber se posicionar criticamente frente às questões e problemas da sociedade são exemplos de competências que estimulamos em nosso corpo discente.