A Proposta Pedagógica do Maia Vinagre fundamenta-se nos princípios legais da educação nacional e na valorização dos conhecimentos científicos, sociais e culturais. Nosso trabalho pedagógico baseia-se nos 4 pilares da educação da UNESCO, propondo que o aluno, ao longo do processo educacional possa aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.
Não acreditamos que um único método ou tendência dê conta da multiplicidade do processo educacional. Por isso, utilizamos contribuições de diversas fontes e matrizes, trabalhando a partir de uma metodologia própria, construída através da práxis de nossos profissionais. Aqui, crianças e adolescentes buscam responder às suas necessidades e capacidades, por meio de diferentes experiências que possibilitem seu desenvolvimento pessoal e social e a ampliação do seu universo cultural.
O processo educativo, no Maia Vinagre, objetiva o desenvolvimento integral, considerando as possibilidades de aprendizagem nas diferentes faixas etárias por meio de ações que propiciem o desenvolvimento das capacidades dos educandos de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relacionamento e inserção social. Por isso, nosso currículo não se atém à Base Nacional Curricular Comum: vamos além, com projetos e atividades transversais e inovadores, que possibilitem ampliar a capacidade daquilo que Paulo Freire chamava de “leitura de mundo”.